Marcadores: ,

Reações: 


A tecnologia do “sample” é um grande avanço nos teclados musicais. Com eles é possível ‘samplear’, ou seja, gravar amostras de qualquer som e reproduzi-lo como um timbre normal do teclado. Existem vídeos no You Tube que mostram como fazer isso, vale a pena conferir. Ainda podemos adquirir novos timbres para acrescentar à biblioteca do teclado tornado assim infinitas as possibilidades.
Quando falamos em sintetizadores virtuais o software “Kontakt” da Native Instruments é simplesmente fantástico. Com ele é possível rodar samplers de qualquer marca de teclado, desde que a extensão seja “.nki”, que pode ser comprado por um baixo custo no Mercado Livre. Você pode, por exemplo, adquirir todas as amostras do Yamaha Motif ES e tocar com qualquer teclado controlador como se fosse o próprio teclado Motif. Ou, no site do fabricante, ter inúmeros sotwares sample de instrumentos como pianos, órgãos, sinths, etc, que funcionam como plug-ins, ou seja, você abre só o Kontakt e acessa tudo nele mesmo, ótimo para apresentações ao vivo.





DICA: veja na aba tutoriais aqui no blog como samplear e criar o arquivo ".nki "para usar no Kontakt.

















Para rodar o programa é necessário fazer o download no link informado abaixo. Após baixe o DRIVE ASIO, indicado no fim desta postagem para que diminua a “latência” (delay do som ao tocar, mas será necessário ao abrir o programa, na configuração de áudio selecionar a opção de drive “Asio”). Deve-se ter os timbres em formato “.nki”  para carregar no programa. Quando o timbre estiver aberto deve-se nas configurações selecionar a porta Midi em “on”, e ainda “omni”. Este software requer um tempinho pra entendê-lo, mas é muito fácil mesmo.
Igualmente como hardware precisa de um teclado com entrada/saída midi; um cabo de conexão do teclado com o PC (de um lado midi in/out e no outro USB, com um adaptador no meio, com led indicativo do tráfego, encontrado para venda no Mercado Livre) e um computador, seja notebook ou desktop. Ainda será necessário um cabo ligando a saída da placa de áudio do PC, geralmente plug pequeno e no outro lado plug P10 grande para a caixa de som ligando na caixa de som. A qualidade depende da placa de áudio do computador. Pode-se melhorar colocando-se uma placa externa, podendo ser a Behringer (UCA-222) que tem custo menor ou ainda M-Áudio Fast Track 2.




DRIVE ASIO
É um drive fabricado com um sistema que reduz o atraso ou latência do som. Com a Asio, a latência pode ficar abaixo de 4 milisegundos, onde  valores abaixo de 20 ms, já são imperceptíveis.


           DOWNLOAD ASIO